Dra. Gisele Arantes

Ser reconhecida como Advogada dotada de padrões de excelência e técnica em diversificadas áreas do Direito. Prestar serviços jurídicos na defesa do cliente, prevenindo ou reparando, com rapidez, qualidade, respeito e ética.Agir com honestidade e integridade. Assumir as necessidades dos clientes, persistindo na busca de soluções. Estar em evolução permanente. Respeitar e fazer respeitar os direitos dos nossos clientes.

3 de ago de 2010

NOVA LEI DO INQUILINATO

O QUE MUDA COM A NOVA LEI DO INQUILINATO?
Como sei que as dúvidas são grandes, preparei um guia de perguntas e respostas sobre a nova lei.

Atrasei o aluguel, posso ser despejado?
Assim como na atual Lei no Inquilinato, o proprietário pode entrar com uma ação de despejo por falta de pagamento a partir de um dia de atraso no aluguel. A diferença é que hoje as ações demoram em média 14 meses. Com a nova lei, o tempo deve cair para quatro meses porque o processo foi simplificado e pode ser resolvido em primeira instância.

Quais devem ser os reflexos da redução no tempo do despejo?
Segundo os especialistas do mercado imobiliário, o primeiro reflexo deve ser a queda na inadimplência. A rapidez no despejo também deve animar os proprietários, que terão mais confiança em deixar os imóveis para locação. Além disso, deve haver mudança nas garantias. Com o risco menor – proprietários podiam ficar 14 meses sem receber, a partir de 25 de janeiro o risco cairá para quatro meses – a caução pode voltar a ser usada e o seguro-fiança também deve ficar mais acessível.

Se o proprietário não quiser renovar o contrato, em quanto tempo devo sair?
Pela legislação atual, o inquilino tem seis meses para deixar o imóvel. Com a nova lei, ele terá de sair em 30 dias. Após o fim do contrato a renovação continua automática se as partes – dono do imóvel e inquilino- não se manifestarem.

O que muda em relação ao fiador?
Com a nova lei o fiador pode, após o fim do contrato de 30 meses renovado automaticamente, pedir para deixar de ser fiador do imóvel. Durante a vigência do contrato, no entanto, o fiador não pode se desligar. Em caso de desligamento do fiador, o inquilino terá um prazo de 30 dias para apresentar outro fiador ou oferecer outra garantia. Após notificar que vai sair do negócio, o fiador ainda ficará responsável pelo imóvel por 120 dias.

Quais devem ser os reflexos dessa mudança?
Facilita a vida do fiador, que não ficará ligado ao aluguel por tempo indeterminado. Mas para especialistas, a figura do fiador está com os dias contados e deve perder cada vez mais espaço no mercado.

Quando mudam os locatários o contrato precisa ser refeito?
Pela lei atual, se um casal aluga um apartamento – por exemplo – e separa durante a vigência do contrato, o processo precisa ser totalmente refeito, o que inclui as garantias (fiador, caução ou seguro-fiança). Com a nova lei, a pessoa que fica no imóvel será automaticamente responsável pelo contrato e a garantia é mantida. Ou seja, o processo não precisa ser refeito.

ONDE POSSO PROCURAR AJUDA?

Estamos prontos para lhe receber e ajudar em nosso escritório:

GISELE ARANTES ADVOCACIA E CONSULTORIA JURÍDICA
Rua Dr. Feliciano Sodré, n. 182 - sala 504
Centro - São Gonçalo / RJ
Tels.: (21) 3247-4959 / 8604-4852 / 7843-2769 ou ID 46*22460

Espero te ajudado...

Drª Gisele Arantes
Advogada

89 comentários:

  1. drª gisele,socorro!!preciso tirar uma grande duvida,meu irmão pegou um empréstimo no valor de mil reais no banco,e sem poder pagar depois de um ano de divida, essa divida cresceu e chegou ao valor exorbitante de seis mil reais,minha duvida ,é se esses juros cobrados durante esse tempo e que levou a esse valor ,corresponde ou é realmente uma cobrança indevida;desde ja agradeço pela ajuda!.

    ResponderExcluir
  2. Prezado, inicialmente não se qual taxa de juros foi cobrada, para hoje chegar a este valor. Porém, no seu caso, a cobrança não é indevida, já que houve o empréstimo. O que pode está acontecendo é uma capitalização de juros (juros sobre juros), com isso você poderia entrar com uma ação de anatocismo. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  3. preciso de ajuda morro em um apartamento a 1 ano e pouco é novo sou a primeira moradora mas ele ja deu varios problemas de encanamento pra se ter uma noção o esgoto do vizinho de cima estava caindo emcima do nosso boxe isso ja tem uns quatro messes ainda não fexaram o buraco no gesso e começou a pingar outra coisa em cima do vaso e no boxe ja entrei em contato com a imobiliaria mais eles só me enrolam ou não m atendem o q eu posso fazer pra q isso resolva ja tirei ate fotos daquele absurdo q é meu banheiro por favor me responda meu email é gabriellaraeder@gmail

    ResponderExcluir
  4. Prezada, é impossível viver em um local tão insalubre e correndo risco a sua integridade física. Pelo seu relato, imagino que você seja inquilina,sendo assim, além da imobiliária você já procurou os proprietários? Se já e eles não tomaram nenhuma providência, resta a você processar a imobiliária e os donos do imóvel, requerendo a rescisão do contrato por desacordo, tendo em vista que, os proprietários devem lhe ceder um imóvel em boas condições de uso e não correndo o risco de ter sua integridade física atingida. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE.
    ALUGUEI UM IMÓVEL RESIDENCIAL EM 2008. REZA NO CONTRATO QUE AS BENFEITORIAS QUE EU FIZER SERÃO RESSARCIDAS NO TÉRMINO DESTE E QUE SE NENHUMA DAS PARTES SE MANIFESTAREM, POR ESCRITO, ELE SERÁ AUTOMATICAMENTE RENOVADO POR MAIS UM ANO., O QUE JÁ ACONTECEU.

    NÃO FIZ POR ESCRITO, MAS VENHO AVISANDO A PROPRIETÁRIA QUE NÃO MAIS TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR O VALOR DO ALUGUEL E QUE GOSTARIA DE ENTREGAR O IMÓVEL EM JULHO (MES DE VENCIMENTO DO CONTRATO). A PROPRIETÁRIA, ALÉM DE NÃO CONCORDAR COM OS VALORES DAS BENFEITORIAS, PEDIU-ME O IMÓVE. (NÃO PARA MORADIA, POIS TEM DIVERSOS ALUGADOS).

    A MINHA DÚVIDA E MOTIVO DE AFLIÇÃO É A SEGUINTE: NÃO PAGUEI O ALUGUEL REFERENTE AO MES DE AGOSTO. ELA PODE ENTRAR COM UMA AÇÃO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO? O QUE FAÇO ? APÓS VÁRIAS TENTATIVAS DE NEGOCIAÇÃO DE MINHA PARTE, ELA INSISTE EM DIZER QUE O CONTRATO SÓ RENOVARIA SE ELA PEDISSE AUMENTO DE ALUGUEM. ISSO É LEGAL OU VALE O QUE ESTÁ ESCRITO NO CONTRATO?

    OUTRA DÚVIDA: O VALOR DO ALUGUE ESTIPULADO NO CONTRATO É DE 250,00. NO ANO PÁSSADO A PROPRIETÁRIA ACEITOU QUE EU REDUZISSE ESSE VALOR PARA 200,00, O QUE PASSEI A PAGAR MEDIANTE RECIBOS NESSE VALOR (200,00). CASO TENHA QUE PAGAR, PARA EVITAR UMA AÇÃO DE DESPEJO, O QUE VIGORA? O VALOR DOS RECIBOS (200,00) OU OP VALOR ESTIPULADO NO CONTRATO?

    AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE,

    LINA

    ResponderExcluir
  6. Olá Frederico ou Lina, Sempre, sempre mesmo vale o que está escrito no contrato. Se no contrato estiver escrito que todas as benfeitorias feitas serão indenizadas, então deverão ser indenizadas, basta você apresentar as notas fiscais e os recibos, caso a proprietária não concorde, você poderá mover uma ação de indenização contra ela.

    Com relação ao aluguel do mês de agosto, a proprietária pode sim mover uma ação de despejo contra você. A indenização pelas benfeitorias pode ser usada para abatimento do aluguel, basta uma boa conversa.

    Agora, no momento que a proprietária aceitou a redução do aluguel, vocês fizeram um novo contrato ou foi só de "boca"? Porque, se não foi contratual, e você só tem recibos de R$200,00, ela poderá usar de má fé e, além do despejo, exigir a diferença dos alugueis. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  7. Boa noite GISELE, gostaria de tirar algumas dúvidas com vc se possível.
    Nós moramos em um sobrado e alugamos a parte inferior da casa através de uma imobiliária, gostaria que vc desse uma olhada nessa clausula do contrato, juntamente com uma explicação do ocorrido e com duas perguntas, gostaria de uma ajuda pra tirar essa dúvida.
    Grato pela atenção
    NETO. SEGUE EXPLICAÇÃO ABAIXO:

    CLAUSULA CONTRATUAL: O IMÓVEL OBJETO DO PRESENTE CONTRATO, DESTINA-SE EXCLUSIVAMENTE PARA FIM RESIDENCIAL, FICANDO O LOCATÁRIO PROIBIDO DE MUDAR A DESTINAÇÃO, CEDER OU TRANSFERIR A LOCAÇÃO, SUBLOCAR OU EMPRESTAR O IMÓVEL, NO TODO OU EM PARTE, A QUALQUER TÍTULO, SOB PENA DE CONFIGURAR INFRAÇÃO CONTRATUAL E POSSIBILITAR O LOCADOR REQUERER A RESCISÃO DA LOCAÇÃO.

    O INQUILINO DISSE QUE TRABALHAVA COM EVENTOS, DE REPENTE TROUXE PRA GARAGEM DO IMÓVEL, UM REBOQUE, VARIOS CANOS ALGUNS COM MAIS DE 5 METROS E OUTRAS FERRAGENS E UMA VARIEDADE DE FIOS. ELE NOS DISSE QUE TRABALHAVA COM EVENTOS E NÃO QUE TRARIA TODO O MATERIAL DE TRABALHO PARA CASA DE MADRUGADA, FAZENDO UM BARULHO EM EXCESSO PARA GUARDAR O MATERIAL NO INTERIOR DA RESIDENCIA. ELE COLOCOU O REBOQUE ATRAVESSADO NA GARAGEM, OCUPANDO UM ESPAÇO DA NOSSA GARAGEM E COLOCANDO O CARRO DELE JUNTO OU SEJA, FICOU OS DOIS VEÍCULOS. SÓ QUE REBOQUE É CONSIDERADO VEÍCULO POIS TEM A MESMA PLACA DO CARRO E PAGA IMPOSTOS.

    PERGUNTA 1: ISSO NÃO É QUEBRA DE CONTRATO POIS O LOCATÁRIO ESTÁ, GUARDANDO MATERIAL DE TRABALHO DENTRO DA CASA O QUE CARACTERIZA DEPOSITO E O REBOQUE NA GARAGEM. FIZEMOS UMA REUNIÃO COM O DONO DA IMOBILIARIA E SOLICITAMOS QUE ELE PEDISSE AO LOCATÁRIO PARA RETIRAR TANTO O REBOQUE QUANTO O MATERIAL DA CASA E DA GARAGEM. O LOCATÁRIO SE RECUSOU E O DONO NOS DISSE QUE ESSE MATERIAL E O REBOQUE NÃO CARACTERIZA USO COMERCIAL. PELO CONTRARIO ELE USOU O SEGUINTE EXEMPLO: COMERCIO SERIA SE O INQULINO TIVESSE UM CARRINHO DE CACHORRO QUENTE E VENDESSE EM FRENTE A CASA. ELE PODE COLOCAR O QUE QUISER DENTRO DA CASA.

    EXISTE ALGO NA LEI DO INQUILINATO QUE DEFINA SE ISSO REPRESENTA QUEBRA DE CONTRATO? E EXISTIR ONDE POSSE ENCONTRAR ESSE ARTIGO.


    PERGUNTA 2: PODEMOS EXIGIR QUE A IMOBILIÁRIA PEÇA AO LOCATÁRIO UM DOCUMENTO DO REBOQUE PARA VERIFICAR SE ESTÁ REGULAR E NO NOME DO LOCATÁRIO E SE O REBOQUE ESTIVER IRREGULAR OU EM NOME DE UMA EMPRESA OU OUTRA PESSOA QUE NÃO SEJA O LOCATÁRIO??????

    ResponderExcluir
  8. olá dr. Gisele gostaria de saber o que posso fazer para processar uma imobiliaria e a pessoa para quem fui afiador. depois de quase dois anos que a pessoa saiu a carta de cobrança veio no valor de R$6 mil e 400 sendo que nao estavamos sabendo que a pessoa tinha saido da casa e agora como posso recorrer a justiça?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.

    A empresa pode oferecer apenas uma forma de pagamento para quitar dívida?(ex.apenas cheque)ouvi dizer que obrigatoriamente deve oferecer mais;

    grata;
    Monica

    ResponderExcluir
  10. Prezada, não houve quebra de contrato, pois o locatário não está utilizando o imóvel para outros fins, que não seja o residencial. No momento que você aluga um imóvel, você transmite a posse para o mesmo. Assim, obtendo a posse do imóvel, o mesmo trata como se a residência fosse própria, mas respeitando, sempre, o contrato. A explicação do dono da imobiliária está correta. Porém, você pode exigir que o inqulino respeite seu direito de vizinha, que respeite sua garagem. Você não pode exigir que a imobiliária peça documento do reboque, existe órgão competentes para fiscalizar automóveis, e com certeza a imobiliária não é um órgão desse. Fora que, é independente se o reboque está no nome da empresa ou do locatário. É como se você trabalhasse em emprego e tivesse que vir com o carro da empresa para casa. Att. dra. Gisele Arantes.

    ResponderExcluir
  11. Você pode ir a defensoria pública mais perto de sua casa, ou procurar um advogado de sua confiança. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  12. Boa noite !!!
    comprei um imovel por procuração e registrei ele. Agora 18 anos depois a familia do vendedor ( falecido depois da venda) entrou na justiça e esta me acionando judicilamente pedindo os recibos de compra, mas nao tenho mais. Só e escritura regidsdtrada ja basta? ou tenho que ter tais recibos? eles alegam que o procurador dele nao pagou o vendedor na época, em quanto tempo prescreve? eles tem direito d entra na justiça? posso perder meu imovel ? ja paguie e pago todos os tributos durante estes 18 anos. obrigado. ricardo@cpovo.net

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Ricardo, Você deve juntar no processo toda documentação que você possui, inclusive a escritura. No seu caso o ideal é trazer, como testemunha, o procurador. Qualquer um tem direito a entrar na justiça para rever seu direito, durante o processo é decidido quem realmente tem razão. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  14. Gisele boa noite, foi procurando ajuda que achei seu blog.
    Praciso muito de ajuda a situação é a seguinte:meu pai tem uma casa de aluguel pela imobiliaria, com uma imquilina que ja mora a uns 6 anos.E a 1 ano e meio ela alega não ter condições de pagar o dono da imobiliaria diz ter entrado com uma ordem de despejo e diz que meu pai recebera dela todo o dinheiro é verdade? Mas ja tem uns seis meses e não temos respostas.
    Como meu pai deve proceder ?
    Preciso de ajuda urgente pois a divida ja beira dez mil reais me responda urgente por favor

    ResponderExcluir
  15. Boa dia Gisele.
    Estou com um problema um pouco complicado.
    Estou separado a 3 anos e tenho um filho de 8 anos que mora com minha ex-esposa, porem quando nos separamos ela reteu alguns documentos meu, e entre eles uma folha de cheque porem esse cheque foi repassado a pouco tempo para a proprietaria do imovel onde moravamos. Voltou sem fundos e foi protestado, porem a Proprietaria sabe que não moro no imovel a quase 3 anos e o cheque não tenho certeza se a assinatura é minha ou não mas foi furtado em 2008, como devo proceder?
    Obrigado
    Samuel

    ResponderExcluir
  16. Olá, Minha mãe tem uma casa alugada pela imobiliária, e a inquilina, que é cabeleireira, está usando a casa como moradia e também para atender suas clientes. Já colocou até cartaz no portão. Só que eu e ela moramos no mesmo quintal (eu na casa de baixo e ela na de cima) e compartilhamos o portão. Ela não vai ficar toda hora descendo e subindo as escadas toda hora que uma cliente chegar ou sair, então o portão ficará aberto, nos expondo ao perigo. Pelo contrato, esse uso comercial do imóvel é proibido. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Dra. Gisele.
    Sou inquilino num apartamento onde está existindo um vazamento no teto da cozinha derivado do esgoto da pia da cozinha do apartamento de cima. Estou com um balde colhendo a água no meio de minha cozinha, situação muito incômoda, pois tenho duas crianças em casa. A proprietária está se recusando a consertar o problema, pois acaba de fazer uma reforma e diz que não vai quebrar nada. Quem deve intermediar este problema: eu ou a imobiliária? Outra coisa o que posso fazer para resguardar meu direito como inquilino enquanto esse problema não é resolvido? Preciso continuar morando lá enquanto o problema não se resolve? Posso rescindir o contrato? Posso entrar na justiça? Seria contra a imobiliária ou a moradora de cima? Obrigado. Att. marod@inteligweb.com.br

    ResponderExcluir
  18. Boa noite gisele.
    estou com um problema grave.
    morava em um apartamento deste 2000, na época meus pais ainda eram casados. pelo que li, quando eles se separaram, a 5 anos, quem ficou responsável pelo apartamento foi minha mãe.
    a uns 7 meses o proprietário pediu o apartamento, pois sua filha voltaria a morar na cidade. na mesma hora procurei outro apartamento. sei que tinha o direito de permanecer por 90 dias, por "afinidade" quis entrega o mais rápido possível. no mes seguinte, pedi mais alguns dias para fechar um novo contrato em outro Ap. ele voltou atrás, alegando que a filha não queria morar neste ap. fiquei com raiva e receio de continuar morando, mais aceitei o apartamento.
    a tres meses fiz a proposta de compra. ele não aceitou o valor (60 mil) e fez uma contra proposta (70 mil). não aceitei. no mes seguinte ele apareceu com uma mulher para ver o apartamento sem comunicar antes, fiquei muito constrangido com a situação. afinal, não sabia que o apartamento estava a venda. discutimos mais no final permiti o acesso da corredora. na discussão ele falou que iria entra com um processo pedindo o apartamento antes dos 90 dias. no mesmo dia encontrei um apartamento no mesmo andar, mesmo edificio, por um valor bem mais abaixo (63 mil). fechei negocio.
    entreguei o apartamento no dia em que o aluguel vencia.
    o que acontece é que já se passou um mes da entrega e ele esta querendo que eu faça uma reforma no apartamento e pague o TCU destes cinco anos. ele não para de vim na minha casa abusar da minha paciência.
    Bom, o contrato inicial era por imobiliária, depois de 2 anos ficou de boca, e neste contrato de boca não sei como foi o acordo, que foi feito por meu pai, não tenho contato com meu pai. só sei que meu pai não pagava IPTU, pois o proprietário era funcionário publico, e o TCU nunca chegou na minha casa.
    como faço para resolver esta situação?
    Lembre que eu não tenho como pagar.
    o valor do apartamento dele foi bem acima do valor real, pois o apartamento é no lado do sol e o meu é do lado da sombra.
    mesmo ele pedindo o apartamento com urgência e me humilhando, tenho que reformar o apartamento ?

    só mais uma coisa..
    VC É LINDA!

    ResponderExcluir
  19. BOM DIA,

    GOSTARIA DE PERGUNTAR ,ALUGUEL UM IMOVEL A 3 ANOS E MEUS FIADORES FORAM MEU EX MARIDO ,MAS A ESCRITURA E DE USO FRUTO E O RESPONSAVEL NAO ASSINOU POIS POSSUIR MAL DE AUZAIMER,O CONTRATO VALE?ATRASEI 2 MESES E ELE FEZ O DESPEJO,RECORRI,O VALOR DA AÇAO ERA DE R$5.680,00 MAIS OS MESES SEGUINTES, OCORRE ELE HAVIA ME DADO UM BONUS DE BOCA MAIS QUE EM ALGUNS BOLETOS ESTA ESCRITO O VALOR DE BONUS DE R$500,00 O ALUGUEL E DE R$2.000,00 E COM O BONUS FICARIA R$1.500,00 MAS NA AÇAO COBRA OS R$2.000,00.
    JA PAGUEI R43.900,00 NA CONTA DELE E MAIS R$2.100,00 EM JUIZO,FORA TODAS AS BENFEITORIAS QUE FIZ QUE SO DE MAO DE OBRA JA CHEGA A QUASE R$10.000,00.PEDI UM PRAZO PARA QUITAR ATE FINAL DO MES MAS ELE DISSE QUE NAO PODE RECEBER NENHUM VALOR A NAO SE EM JUIZO E QUE EU DEVERIA DESOCUPAR O IMOVEL
    O IMOVEL E COMERCIAL, HJ A LUVAS VALE UNS R$120.000,00,E TENHO 40 CONTRATOS PARA CUMPRIR CASO CONTRARIO PODEREI ATE SER PRESA POR ESTELIONATO,POIS OS CONTRATOS JA FORAM PAGOS,NAO TENHO PARA ONDE IR E NAO POSSO FICAR NO PREJUIZO,TENHO COMO RECORRER??ELE NAO TERIA QUE ME ENDENIZAR QT A LUVAS??E OUTRA ELE NAO DEVERIA 60 DIAS ANTES ME ENVIAR COMUNICAÇAO DE QUE NAO QUERIA RENOVAR O CONTRATO,ELE NAO ME ENVIOU E ENTAO MEU CONTRATO E DE 36 MESES SERIA AUTOMATICA ESTA RENOVAÇAO?O JUIZ PODE DETERMINAR QUE EU FECHE AS PORTAS DE MEU COMERCIO SEM UM PRAZO?
    O VALOR DA DIVIDA QUE ELE ME COBRA E DE R$12.100,00 EW JA PAGUEI R$6.000,00 COMO FICO NA HISTORIA??

    GRATA

    ResponderExcluir
  20. Olá doutora Gisele!
    Há quatro meses atrás aluguei um imóvel para uma empresa, fiz um contrato de quatro meses porém no contrato acabei colocando por engano que o aluguel venceria apenas após um mês, conversei com essa empresa e eles concordaram em me pagar adiantado uma entrada no valor do aluguel. Uns tempos depois me mandaram um aditivo para o contrato declarando esse valor ao qual me pagaram como caução, não concordei e não assinei, disse que esse valor se referia a uma entrada. Passados os quatro meses, o contrato venceu e eles saíram hoje (E me avisaram apenas por e-mail). Disseram pra eu ir la checar o imóvel e ver se precisa de reparos que o valor que eles pagaram adiantado será usado para isso, se não houvesse divergências esse mesmo valor será usado para quitar o aluguel que vence no dia 10/12. Porém, não concordei com a caução e não assinei nada, no contrato também não consta nada sobre caução, ao contrário, que eles devem devolver o imóvel em perfeito estado de conservação. E agora o que faço?
    Desde já agradeço.
    Luis Omar
    luidi_hc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gisele

    Tive uma ação de despejo no TJ, purguei a mora e foi arquivado o processo, Hoje A empresa atrasou o pagamento salario, paguei o aluguel com 04 dias de atraso pode o proprietario pode entrar na Tj, por acao de despejo

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite, Dr.Gisele, gostaria de tirar uma dúvida, meu pai alugol um imóvel através de imobiliária, estamos tendo problemas com o inquilino pois moramos em um sobrado, a parte de baixo foi alugada, o contrato é de 12 meses, vence em abril de 2011, já mandamos uma carta pra imobiliária avisando que não temos mais interesse em renovar o contrato. Como o contrato vence em 10/04/2011, quanto tempo o inquilino tem para sair do imóvel, sendo que já dissemos a imobiliaria que queremos o imóvel no término do contrato?? Grato pela antenção, o meu email é: leonam.neto@r7.com UM FELIZ ANO NOVO PRA VC E SEUS FAMILIARES.

    ResponderExcluir
  23. MORO NUM IMÓVEL ALUGADA A 6 ANOS, NAQUELE MOMWNTO PAGEI FIANÇA NO VALOR DE R$ 210,00. aPÓS 6 ANOS SEDO INQUILINA DESSA LOCADORA COM ALUGUÉIS EM DIA E CONTRATO RENOVADO A CADA ANO. MAS AO INFORMÁ-LA QUE SAÍRIA DA CASA AO TÉRMINO DO CONTRATO ELA VEIO COM UMA HISTÓRIA DE REAJUSTE DA FIANÇA, OU SEJA ELA FALOU QUE DEVO PARA ELA AINDA 90,00 QUE SOMADO AOS 210,00 DA ÉPOCA(VALOR DA FIANÇA) IGUALARÁ AO VALOR COBRADO DO ALUGUEL ATUAL. ISSO ESTÁ CERTO? A QUEM DEVO RECORRER. FRISO AINDA QUE A MESMA NUNCA ME DEU RECIBO DAS QUITAÇÕES DO ALUGUEL POSSO PEDIR UM RECIBO COLETIVO REFERENTE AOS 12 ÚLTIMOS MESES DE ALUGUEL QUITADO. E SALIENTO AINDA AS CONDIÇÕES CRITICAS QUE ALUGAMOS A CASA E A QUE ELA SE ENCONTRA HOJE APÓS REPAROS REALIZADOS POR MIM.
    PRECISO DE AJUDA POIS SAIREI DA CASA ATÉ O DIA 30/01/2011.

    ResponderExcluir
  24. Dra Eu aluguei uma casa por telefone e nso acertamos valores e tinha que fazer uma reforma ela aceitou , so que no dia que ia iniciar a reforma ela veio e disse que nao precisava de contrato so que eu fiz um contrato falando com o que ja tinha comprado para reforma e que esses valores seria descontados nos alugueis e que ate aquele dia tinha gastado x e que na hora que terminasse a reforma eu mandaria todas notas e uma declaraçao com todos valores especificando o valor total da reforma e qauntos meses seria descontado inicial no aluguel ela concordou e eu mandei as notas pela filha dela e uma declaraço com tods gastos especificando o valor total da reforma e quantos meses seria descontado inicial, so que ela pegou o contrato e entrou com açao de despejo e falta de oagamento conta mim eu estou depositando o aluguel dela em juizo eu juntei todos docuemntos , fotos , notas fiscais, recibos de pedreiro e fiz minha defesa, eu gostaria de saber quais sao o tipos de defesa que eu possos fazer contra ela porque todos dissem que e causa ganha porque eu tenho todos docuemntos inclusive testemunhas, mas meu contrato ja termina o nao que vem o que eu faço para ter todos meus gastos de volta e ela entro com ma fe contra minha pessoa porque quando ela viu a casa ela nao acrditou que era a casa dela. me ajude por favor porque ela nao poderia fazer isso comigo.aguardo retorno sao paulo capital

    ResponderExcluir
  25. Boa Noite,

    Moro em um apartamento no valor de 280,00 agora apos o termino do contrato a dona do apto quer aumentar para 350,00 sendo que é apenas um quarto, banheiro e cozinha, no contrato o aumento está pelo fipe, ela pode aumentar tanto assim? E também paguei 3 meses adiantados no valor de 280,00 que se chama calçao no novo contrato ela quer me dar só dois meses de calção, e me devolver 140,00 o deposito calção eu tenho que interar de acordo com o valor do aluguel.
    Por favr me responda
    Daniela
    ninfadaestrela_17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Dra Gisele.
    Aluguei uma casa a 3 meses ,nela se encontrava placas de aluga-se e de vende-se.Assim que fechado o contrato de aluguel a corretora retirou todas as placas,agora o dono da casa mandou por em meu portão 2 placas de venda da casa,inclusive de imobiliárias diferentes da qual eu aluguei.Me sinto envadida,pois só tenho 3 meses no imóvel e um contrato de 30 meses.Gostaria de saber se isso está correto e se aparecer algum corretor aqui para mostrar a casa a algum interessado se devo deixa-los entrarem.Por gentileza esclareça-me essa duvida.Obrigada Filomena Martins.

    ResponderExcluir
  27. Aluguei um imóvel em meu nome para a familia de minha irmã morar em 1997. Fato: meu cunhado não pagou os aluguéis, quando veio o comunicado da ação de despejo, em 1999, me expôs a situação. Fomos a imobiliária fazer acordo de pagamento da divida em nome dele e comunicar que o imóvel seria desocupado. Parte da divida foi paga...mas ficou pendências.

    Fato: ele abandonou minha irmã e foi para Portugal.

    Fato: Hoje em 2011, tenho um apontamento de uma ação de despejo em meu nome, que eu gostaria de resolver. Como devo proceder para dá baixa nesse processo?

    ResponderExcluir
  28. OI gisele,há 5anos meu pai comprou um imóvel ,mas naquele tempo foi mais em palavra eles fizeram um contrato de aluguel mas pagamos IPTU e os recibos de agua e luz estavam tudo no nome do meu pai.Mas meu pai faleceu um ano depois da "compra" e minha mãe foi até o proprietário e pediu um papel que comprovasse que a casa era dela, mas eles não quiseram, eles entraram com uma ação e teve 2 audiencias que não deu em nada ficamos na casa sem ter que pagar..Agora depois de 5 anos recebemos uma ordem de desocupação do imovel.Então temos como recorrer, e não sair da casa?

    ResponderExcluir
  29. dra gisele, fui fiador no aluguel,não pagaram e estou com o nome do seraza, quero quitar a divida na imobiliaria, tenho que pagar agua e iptu não foram pagos.divida de 2006
    Rudimar Fanceli

    ResponderExcluir
  30. boa noite dr Gisele.
    gostaria de saber se posso pedir o imóvel para a minha inquilina que não tem mais depósito e ainda está com o aluguel atrasado 2 meses, sendo que ela tem uma criança de 2 meses e o contrato ja venceu e está no nome de um parente que não mora com ela. isso não é sub-locação? e o meu imovel está sendo todo danificado. me ajuda por favor!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde!!! Comprei um escritorio(financeira) por 28.300,00. Com 15.000,00 de entrada, o restante(13.300,00) em dez parcelas, quando venceu a primeira parcela descobri que o valor de mercado é de 15.000,00, o que ja paguei e agora como devo proceder? Já que me cobrou um valor exorbitante(Assinei promissoria com o valor dos 13.000,00.)

    ResponderExcluir
  32. Gisele, boa tarde,
    Minha sogra alugóu sua casa de fundos (verbalmente) há um bom tempo; mais de três anos, e com depósito de um mês, ocorre que depois de solicitar o imóvel, e a inquilina ficou um mês sem pagar o aluguel dizendo ser do depósito, até aí tudo bem, só que segundo ela, se oirientou com um advogado e o mjesmo disse que ela poderia morar lá ainda uns três meses sem precisar pagar, isso é certo? obrigada, Patricia

    ResponderExcluir
  33. Por favor! preciso urgente de um esclarecimento,onde eu moro é casa de fundos,com mais duas familias e a proprietaria,ela se mete muito na vida pessoal da gente,não quer que recebemos visitas,amiga,amigos,Deus o livre vir nos visitar,quero saber,se ela tem direito de fazer isso.imagine,quase 600,00 de aluguel de fundos e não poder receber visitas,pior que a implicancia é mais com nós,que moramos em três,mas não fazemos badernas..

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, aluguei uma casa e faz 30 dias que a inquilino não paga, a mesma esta com os moveis e utensílios dentro da casa sem a presença da locadora. Posso entrar na casa para averiguação?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  35. Olá Dra Gisele, boa noite! Acabei de alugar um apto. Perguntei se o local era sossegado pois essa seria a condição para a locação. Os proprietário afirmaram que era. Entretanto o local é um verdadeiro inferno, posso quebrar o contrato? Como fazer? Por favor entre em contato comigo.
    lagoswindsurf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. quero saber a respeito de barulho a partir de que horas posso reclamar com meu locatario?

    ResponderExcluir
  37. olá doutora gisele!
    bom dia
    moro num apto alugado ha 4 anos, por motivos de saude pois sou soropositivo e desde 2004 estou fastado de funçoes trabalhista, estou na caixa,o que recebo neste periodo foi gasto mais ccom minha saude q com miha vida,resumindo, acumulei um numero de contas de agua e luz guegando a 44 contas de agua e luz, agora estou com 5 meses de alugueres atrasados e o proprietaria veio em minha porta e me deu uma semana pra desoculpar o imovel, este procedimento dele é correto sendo q pedi 30 dias para me virar...
    por favor entre em contato comigo
    worlley@bol.com.br
    me responda por favor....

    ResponderExcluir
  38. Olá Gisele. Aluguei minha casa (verbalmente) em outubro de 2009, com validade até novembro de 2010. Porém deu o tempo e até hoje a inquilina não saiu, pois alega que não acha nada, mas sei que é porque ela não vai atras, tendo em vista não ter nome para ir a uma imobiliária e o meu aluguel ser muitoo barato. O que posso fazer? Quanto tempo ela tem para sair da casa? Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Dra Gisele, preciso da sua ajuda!
    Moro de aluguel desde Maio de 2006, no começo foi feito um contrato, mas de cara, quando fez um ano o locador que no contrato havia aumento pelo IGPM,disse que ia ficar muito baixo o valor , portanto, não foi renovado o contrato, ficou tudo verbal.Pelo contrato o vencimento era dia 05, depois conversei com ele e ficou para o dia 10 e há mais de um ano, pedí para que ficasse dia 15, por causa da minha quinzena. Sempre paguei em dia, e esse mês , como estava de férias, pedí para pagar dia 19/08 pq dia 15 não tinha o valor, e ele me disse que eu iria pagar com multa de 10% de multa, ou seja, valor de R$ 500,00 do aluguel, pagarei R$ 550,00. Não concordo com isso. Poderia me informar se pela lei posso não concordar em pagar essa multa?
    Posso sair do apartamento a qqer momento, avisando ao proprietário via e_mail que pretendo sair? Quanto tempo posso ficar no apartamento até achar um outro imóvel, após ter avisado ao locador?
    Agradeço desde já ajuda.

    ResponderExcluir
  40. Olá Dra Gisele.
    MORO EM UMA CASA DESDE JUNHO DE 2001, SENDO O CONTRATO DE 24 MESES.
    COM A MUDANÇA DA LEI QUERO SABER SE O MEU CONTRATO SE RENOVA AUTOMATICAMENTE SE NENHUMA DAS PARTES SE MANIFESTAREM.
    O PROBLEMA É QUE O DONO DA CASA SEM AVISAR QUERIA DOBRAR O ALUGUEL, PAGO HOJE 400,00
    ELE JÁ NOS MANDOU UMA CARTA REGISTRADA PEDINDO QUE DESOCUPE A CASA EM TRINTA DIAS.
    MAS NÓS NUNCA DEIXAMOS DE PAGAR O ALUGUEL.
    MEU MEDO É QUE ELE ENTRE COM AÇÃO DE DESPEJO MESMO EU PAGANDO CERTO O ALUGUEL.
    PELA MINHA ANALISE SE A LEI EXISTE DE RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA EU ESTOU COM CONTRATO VALENDO DE MARÇO DE 2011 ATÉ MARÇO DE 2013.
    ELE FEZ UMA PROPOSTA VERBAL OU DOBRA O VALOR OU SAI DA CASA .
    QUERO SABER ATÉ ONDE VAI MEUS DIREITOS .
    É POSSIVEL ELE PEDIR PARA SAIR SEM VENCER O CONTRATO E PEDIR O VALOR QUE QUISER DE AUMENTO. MUITO OBRIGADO.
    RESPONDER POR FAVOR EM.
    mauricordeiro@ig.com.br

    ResponderExcluir
  41. Queria saber se posso abrir uma ação de despejo para uma inquilina que alugou minha casa pela imobiliaria mas quem mora na casa não é ela e sim outra familia?

    ResponderExcluir
  42. Giseli,fui afiadora de um imovel e ja venceu o contrato já faz 1 ano,antes de vencer mandei uma notificaçao a imobiliaria avisando que nao queria ser mais afiadora do imovel,mas depois de 1 ano a imobiliaria ainda usa meu nome como afiadora,quais são os meus direitos ,pois nao quero mais isso,eles alegam que independente de notificaçao,isso renova automatico,como saio dessa ,pois nao quero mais isso..desde já agradeço,obrigada pela atençao

    ResponderExcluir
  43. quais sao os direito do fiador quando o contrato estiver quase vencendo e ele nao quizer mais afiar?

    ResponderExcluir
  44. Boa noite Dra. Gisele
    Gostaria de tirar uma dúvida, aluguei uma apartamento e o inquilino esta descumprindo as normas do condomínio.
    O proprietário poderá ser penalizado?
    Att
    Mônica

    ResponderExcluir
  45. Dra.Gisela por favor me ajuda.tinha comprado um apartamento na planta quando fui fechar negocio os juros subrão muito a resolvi cancelar foi feito tudo tranquilo eles vão me devolver 70% do que paguei ate agora fizemos um acordo eles me passarão que ia me pagar de 5x aprimeira era para ser dia 25/04 ate agora não me pagarão como proceder eles pedem so para me aguardar mais ate agora nada que ser resacido dessa demora como devo agir.o nome da contrutora e fibra pela imobiliaria viva favor meus muito obrigado pela a atenção!

    ResponderExcluir
  46. Saudações Gisele Arantes, me chamo Alexandro e moro em Contagem MG, estou tendo problemas com um inquilino meu em uma casa que está aluga sem contrato pois o mesmo era de minha confiança, agora que pedi o imovel e dei um prazo de 60 dias para ele sair, disse que não irá pagar o aluguel e nem sair até encontrar um local para alugar, como devo processeder nesta situação??? pode me ajudar??? desde de já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Dr Gisele,por favor me tire uma duvida. Devo 3 meses de aluguel e nao tenho como pagar,posso ser preso e o que devo fazer? obrigado.

    ResponderExcluir
  48. Dr Gisele,por favor me tire uma duvida. Devo 3 meses de aluguel e nao tenho como pagar,posso ser preso e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde! Gostaria de saber no caso do contrato ter terminado, o inquilino ficar por mais trinta dias...no entanto, ele sai e não paga o aluguel desses trinta dias que ficou, qual processo posso entrar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  50. Bom dia Dra, pretendo oomprar uma casa sendo que, a casa nâo foi lançada na prefeitura consta só o terreno tem iptu sendo que o marido faleceu só a esposa está viva e tem quatro filhos adultos, eles não tem escritura definitiva só compras e venda do terreno. A mãe e os filhos tem que assinar. até ai entendi, quero saber se é preciso fazer enventário me esclareça por favor, obrigada.

    ResponderExcluir
  51. gilvam antonio neres12 de julho de 2012 00:38

    Boa Noite Dra. ate a data de hoje estava com 2 messes de aluguel atrasado vencimentos 20 de cada mes paguei um hoje com juros posso ser despejado caso o proprietario nao querer receber (paguei na imobiliaria)

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Gisele, Por favor auxilie-me; Sou junto aos meus 03 filhos proprietária de 04 casas que alugo, com contrato, normas e regulamentos. Pois bem, em uma das casas alugada em apenas 04 meses, o inquilino vem descumprindo todas as normas e regulamentos. Fiz uma carta de advertência, a qual ele desconsiderou alegando não ter carta de constituição e assembleia de condomínio, faz o que bem quer, trazendo desconforto aos outros moradores, agora um de meus filhos ficou desempregado e precisa da casa para morar com a família, fiz então uma carta de rescisão contratual por desacordo contratual e o proprietário querendo usar como sua moradia. O inquilino agora, quer a multa contratual, que pelo contrato é de 06 meses, não sei o que fazer, ele descumpri totalmente o contrato, outros inquilinos já começam a querer não mais refazerem seus contratos, meu filho não tem onde morar, e tenho que pagar essa multa? Por favor, pode auxiliar qual a melhor saída para meu caso e enviar-me via mail - gemeazam@hotmail.com - fico-lhe muito grata, à propósito, essas casas são a maioria de 3 e 4 cômodos, essa em questão é de 04 sendo a maior. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  53. Eu movi uma ação contra o locatário sendo meus advogados os próprios da imobiliária.
    Posso mover outra ação também contra a imobiliária acusando-a de negligência na própria locação?

    ResponderExcluir
  54. Olá Dra Gisele!! Temos um imóvel em São Paulo, no bairro da Penha, somos em 8 irmãos, mas 1 destes tomou posse do sobrado e não quer sair mais, já faz um ano e um mês e ele não quer pagar aluguel para os demais irmãos, não quer deixar os outros morarem lá e não quer sair para alugarmos para uma terceira pessoa. Estamos aguardando um alvara do juizo para alterar um clausula de inalienabilidade vitalicia que nosso avô deixou, enquanto isso....preciso de uma luz
    Anonimo

    ResponderExcluir
  55. dotoura preciso de uma informaçao tamos sem fiador a imobiliaria ta pedido um mais nao temos como aruma fiado tenho uma criança com 2 anos oq muda na lei desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  56. Dr.Gisele tive um inquilino que saiu dia 08.12.12 sabendo que o fechamento da conta de luz iria fechar e chegar dia 18.12.12 agora que eles sairam eles não querem pagar o que eu devo fazer.

    ResponderExcluir
  57. DRA GISELE BOA TARDE, MEU IRMÃO ALUGOU UMA SALA COMERCIAL DESDE DE 2004, O QUAL O FIADOR ERA O MESMO ATE A DATA ATUAL, POREM AGORA CHEGOU A RENOVAÇÃO DO CONTRATO E O FIADOR NÃO QUIZ MAIS CONTINUAR COMO FIADOR, OS ALUGUEIS ESTÃO EM DIA,O PROPRIETARIO ESTA SOLICITANDO NOVO FIADOR COM A SEGUINTE DOCUMENTAÇÃO CIC, RG E CONTRATO DO IMOVEL DO FUTURO FIADOR, É MESMO NECESSARIO, UMA VEZ QUE JÁ É INQUILINO A TANTO TEMPO?
    O QUE DEVE FAZER CASO NÃO TENHA FIADOR?
    É POSSIVEL PERMANECER NO IMOVEL.

    GRATA
    ANA

    ResponderExcluir
  58. Olá doutora Gisele!minha mãe foi fiadora de um imovél alugado,e o rapaz não pagou o aluguel e agora estamos com minha casa penhorada,fui fazer um acordo e o rapaz da imobiliaria não aceitou ele quer 30 mil ou parcelas de 1.200,00 por mês,nós não temos esse dinheiro,inclusive ele nós ameaçou,maltratou,ofendeu minha mãe que e idosa tem quase 80 anos,gostaria por gentiliza que a Doutora me explica-se o que eu posso fazer pois não tenho advogado,mais uma coisa o imovel da minha mãe não tem escritura no nome dela,poi recebeu de herança e tem mais herdeiros,e tambem penhorou um imovel que ja foi vendido a muitos anos bem antes desse fato ocorrer.grata pela sua atençao,estou desisperada.

    ResponderExcluir
  59. Prezada Drª Gisele, boa tarde.

    Necessito de sua ajuda !

    Estou enfrentando uma seria crise em meu orçamento devido estar mais de anos sem consegue retornar ao mercaado de trabalho.Por conta deste contra tempo não estou conseguindo honrar os meus compromissos financeiros.

    Em virtde deste contra tempo e possivel levarem o meu unico imovel a leilão ?

    ResponderExcluir
  60. Dr:Gisele
    aluguei uma casa com contrato de 3 meses venceu em agosto e não foi renovado agora dia 1 de maio vai fazer um ano que estou morando lá.
    a dona do imóvel há um mês me pedio a casa agora dia 9/05 vai vencer meu deposito mas eu não consegui arruma uma nova casa só vou poder sair da casa no 20/05
    eu tenho um bebê de 3 meses queria saber se poso fica na casa ate o fim de maio

    ResponderExcluir
  61. Olá Dra. Gisele pela nova lei eu posso receber do meu inquilino quantos de meses de aluguel? Mas vale frisar que já é inquilino nosso mais de 10 anos, é que estou pensando em levantar uma certa quantia com ele ao invés de tomar no banco já que o valor do aluguel sempre foi devasado.

    Sds.
    Att.
    Antônio José

    ResponderExcluir
  62. Boa noite Dr Gisele tenho uma duvida.
    Nós temos um apartamento que esta alugado ele é herança mas esta em uso e fruto da nossa avó que tem 81 anos(valor do aluguel é repassado pra ela)nos últimos meses a inquilina vem atrasando o aluguel todos os meses mês passado ela depositou já no fim do mês o pessoal da imobiliária diz estar em cima só que além de atrasar o aluguel ela esta com 4 ou 5 mês de atraso do condomínio(junto tem água e internet)valei pra imobiliária pedir o ap. eles alegam que ela só esta com 1 mês de aluguel atrasado. Também temos problemas em relação ao barulho e festa ela não respeita horários. Oque podemos fazer em uma situação dessas. Desde já agradeço Tenha ótima noite

    ResponderExcluir
  63. Ola,gostaria de um esclarecimento sobre mudança do numero da casa,pois eu moro em um lote que foi dividido em dois e eu comprei a casa da frete, mas sempre sou importunada com pessoas tocando a minha campainha ,que geralmente e para a casa dos fundos ,eu posso ingressar na justiça solicitando a troca do numero pela prefeitura?ja que na secretaria de obras me foi informado que seria quase impossivel a troca.obrigada

    ResponderExcluir
  64. Gisele bom dia.
    Moro em uma chacara, paguei 3 alugueis adiantados mais juros, e já tentei por varias vezes pedir a ela e a imobiliaria que eu iria tirar a cerca que os cachorros do condominio quebram e por consequencia os meus cachorros saem e são bravos correndo o risco de morder uma criança na rua do condominio, no entanto ela disse que iria mais pra frente fazer o muro porque agora esta apertada e eu me propus a fazer e descontar no aluguel, ois tenho contrato de 3 anos e descontaria neste prazo e ela nao concorda, posso reincindir o contrato na imobiliaria e pegar o clção de volta, pois um ano vence em setembro????
    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde Dr. Gisele,

    Moro em uma casa alugada 2 anos, sendo que o contrato esta vencido á 1 ano, tive muitos aborrecimentos com o esposa da propietaria, com isso resolvi sair, comuniquei que sairia até dia 05 de maio, ja que é quando vencia o aluguel, me mudei antes e no dia 03 entrei em contato com a proprietaria avisando que ja havia saido, e que pintaria a casa no final de semana, ele disse que tudo bem, no dia 12 de maio fui entregar a casa e não tinha ninguém pra receber, voltei no dia 13 de maio não tinha ninguem novamente, no dia 14 de maio o dono estava em casa e não atendeu,no dia 15 de maio meu sogro ficou 2 horas esperando o dono chegar como havia sido combinado e nada dos mesmo aparecer, ontem a dona me ligou marcando para hoje, meu marido foi entregar e os mesmos estão alegado que devemos a eles os dias que as chaves ficaram conosco, não queriam receber as chaves e ofenderam meu marido, que deixou a chave na casa e saiu.Meu marido ligou para a dona que começou a gritar e disse a ele que quem deveria entregar as chaves era eu ou meu sogro, sendo que meu sogro não tem nada com isso, não quis papo com meu marido e desligou o telefone na cara dele, agora não para de me ligar e eu não vou atender a ela. Gostaria de saber como devo proceder nessa situação.Obrigada.

    ResponderExcluir
  66. prezada advogada estou em um bico de sinuca familiar vendia minha parte em um imóvel para meus irmãos mais não pude passar a escritura na época por estava em processo de divorcio quando juiz assinou meu divorcio novamente fui passar a escritura mais o imóvel já estava com divida de iptu meus irmão queria que quitasse no a ato mas discordei e o ano foram passando e este ano ao licenciar meu carro recebia uma notificação de renajud
    e esse bloqueio ocorre pela a divida mencionada acima eu nunca morei nessa casa moro a 52 anos em outro município uso carro para exercer a minha profissão de educadora o imóvel não pode ser penhorado para quitar a divida por que minha família mora nele o que faço para tirar meu nome desse inventario

    ResponderExcluir
  67. Dra Gisele, sou fiadora do meu primo que alugou um imóvel, 15 dias após a primeira chuva que deu, a enxurrada entrou dentro da casa, segundo os vizinhos todas vezes que chove a agua entra, o locatário tem 70 anos e tem problemas de saude, não vai poder ficar, será que tem como não pagar a multa?
    aguardo uma resposta Meu email é vlamberti@ig.com.br. Um abraço Vany

    ResponderExcluir
  68. Tenho uma casa para locar, mais ninguém tem fiador, e seguro fiança encarece muito hoje.
    Vale a pena eu mesma proprietária locar, faria o contrato, levantaria dados através do cpf e colocaria as contas agua e luz em nome da pessoa, se for com caução, isso significa que posso usar da lei nova, pois li que fala sem garantia locaticia(o que significa isso) é sem nada, fiador, seguro ou caução.
    Caso a pessoa de problemas no futuro eu mesmo possa tomar as devidas providencias quanto a ação de despejo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  69. Dra Gisele a casa que loquei possui uma parte do terreno nos fundos que está com mato alto e cheio de lixo proliferando insetos e ratos. Entrei em contato com a imobiliária e eles informaram que a proprietária disse que o terreno é responsabilidade do inquilino.
    Fui dar uma olhada no contrato, e na parte da vistoria consta como "nos fundos quintal separado com mato e entulhos" mas não é um quintal é tudo murado e não tem acesso pra entrar e não é entulho o que tem lá e sim lixo!
    Gostaria de saber se vale a pena abrir um processo para que ela se responsabilize por aquela parte do terreno ou não?

    ResponderExcluir
  70. A casa que loquei possui uma parte do terreno nos fundos que está com mato alto e cheio de lixo, causandi proliferação de insetos e ratos.
    Dei uma olhada no contrato e na parte da vistoria consta como " nos fundos quintal separado com mato e entulhos", porém não é um quintal pois é murado e não tem acesso para que entre lá, e não é entulho o que tem lá e sim lixo!
    Gostaria de saber se vale a pena entrar com um processo contra a proprietária para que ela se responsabilize?

    ResponderExcluir
  71. Dra. Gisele, gostaria de saber por lei qt tempo depois do atraso no aluguel a imobiliária pode contactar o fiador para comprar esse aluguel em atraso.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  72. Dra.sou fiadora de um imóvel comercial por um período de 5 anos, não quero ser mais fiadora, quanto tempo antes tenho que comunicar a imobiliária sobre minha decisão, tem algum formulário próprio para essa decisão?
    oliveira.olg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. bom dia dra aluguei um imovel a dona depois de um ano quer aumentar 1 salario minimo antes eu pagava 1250 quer passar pra 2050 absurdo venceu em setembro entao falei q vou sair uso como clinica q estou reformando outro local devo sair em dezxembro e ela quer q desde setembro eu pague o valor de 2050 eu so acho justo pagar o aumento de acordo o igps o mas esse valor acho absurdo posso procesa-la devo ir ao procon o q vc me aconselha fazer ela nao quis aceitar meu ultimo pagamneto agora de novembro e nao quis me dar recibo de stembro nem de outubro exigindo auento do acrescimo q ela quer

    ResponderExcluir
  74. bom dia doutora eu estou devolvendo um imovel no qual alugeui antes do prazo entreiguei um carta com intenção de entrega com 30 dias de antencedencia!!a minha questão é caso aja algum problema para o pagamento da multa acordada isso pode implicar com meu fiador ou ele so é responsavel na questão de dividas referentes a alguel,taxas ñ pagas e depredação do imovel?

    ResponderExcluir
  75. Olá...boa tarde
    Moro em uma casa há 27 anos, alugada e o último contrato é de 2002, pago R$350,00 apenas, e a nova dona quer reajustar...até quanto ela pode aumentar o aluguel?....e se eu quiser sair da casa quanto tempo posso ficar até arrumar outro imóvel?
    estelaaj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. Dra. Gisele
    Quando fui alugar o imóvel onde moro foi feito um contrato de três anos. Porém eu não tive a opção de escolher a quantidade de tempo, eu gostaria de saber se ao término de um ano eu preciso pagar a multa da quebra do contrato.

    ResponderExcluir
  77. Olá,tenho contrato de um ano,uma loja estou com 2 cheques em atraso,e tenho mais 6 cheques para frente estou querendo fazer um desacordo mais disseram que devo ir a delegacia registrar desacordo e entrar com uma ação contra o locador,sendo q o mesmo quer o imóvel e tem conhecimento da minha situação pois não tive o lucro suficiente para pagar as despesas e tenho medo de entregar a loja e ser cobrada pois ainda tenho 6 cheques e não sei se vou resgatar eles com locador.por favor me diga algo q possa solucionar essa situação.

    ResponderExcluir
  78. socorro gisele moro a des anos de aluguel sem contrato tem duas garagem o dono alugou uma ele pode fazer isso

    ResponderExcluir
  79. Dra. Boa tarde, sou inquilino e atrasei o mês do aluguel já expliquei para a proprietário o ocorrido e a mesma concordou, mas todo dia me manda uma mensagem para o facebook por inbox falando do pagamento, ou seja, importunando td dia. O que devo fazer se já estive em negociação com a mesma e já existe uma data prevista para pagamento?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  80. Drª Gisele Arantes . Boa noite.
    Por favor me dei uma orientação.
    Meu inquilino mora ha 4 meses, ele me ligou me comunicando, que a geladeira queimou devido um problema na tomada, que ele vai descontar esse valor do aluguel, ele pode fazer er isso mesmo caso isso ocorra qual a providencia cabível?

    ResponderExcluir
  81. Boa Tarde!
    Prezada Drª Gisele,
    Estou com uma duvida, eu, comprei um imóvel em Maio/2013 e quando foi em Novembro/2013 eu resolvi aluga-lo, eu fiz um contrato de 12 meses, pedi 2 meses para a calção e agora estou afim de vende-lô, eu já ofereci o imóvel a minha inquilina, só que ela não tem condições de compra-lo então eu pedi autorização para tirar umas fotos do imóvel e coloquei no bomnegocio.com para vende-lo mais rápido, e deu certo, consegui uma pessoa idônea e estou a fazer um contrato de intrumento particular de compra e venda, só que a minha inquilina não quer sair, ela quer que eu adeixe até o findar do contrato que ocorrerá em Novembro/2014, eu posso vender o imóvel ou sou obrigado a esperar findar o contrato? ela é apenas veranista, não reside lá.
    Desde já lhe agradeço.
    Att.
    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
  82. Bom dia Drª. Gisele
    Gostaria de saber o seguinte.
    A imobiliária fez a vistoria final, mas ficou muito acima do valor de mercado e cobrou algumas cobranças indevidas, até fiz outros orçamentos e mandei para que eles pudessem abaixar o valor, mas mesmo assim continuaram com o valor inicial, e simplesmente falaram que não tem acordo. E no dia da vistoria pedi que me informassem, pois queria acompanhar, e ninguém avisou, e depois falaram que não sabe o motivo pelo qual ninguém avisou.
    Fui até o Procon para audiência de conciliação, mas não teve acordo, então resolvi pagar o valor estipulado pela imobiliária o quanto antes para acabar logo com isso, mas agora a imobiliária está cobrando além do valor abusivo inicial, as custas judiciais e honorários de advogado, afirmando o seguinte "a ação de cobrança foi ajuizada tão somente diante a vossa recusa ao pagamento.o caso já fui ajuizado", no entanto sempre deixei bem claro que queria pagar logo, mas eles que estão cobrando um valor absurdo.

    O que devo fazer nessa situação?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  83. OLÁ:
    meu nome é Marisa Martin do Canadá, eu quero testemunhar o público em geral como o meu relacionamento foi restaurado pelo grande poder de de dr agbeve após três meses de solidão, meu ex-amante me ligou depois do meu contato com o dr agbeve que ele quer nós para voltar e começar uma boa casa, agora estamos muito bem casado com dois filhos. Tudo graças ao dr agbeve por sua ajuda espiritual. Você pode contatá-lo em seu e-mail se você tiver problema semelhante, ou qualquer solução que você pode precisar, emprego, divórcio, promoção em que você local de trabalho, feitiço de cura, dinheiro, etc.Você pode contatá-lo através do email: agbevespellhome@gmail.com ou você também pode alcançá-lo diretamente em seu número de telefone celular +2348110745073

    ResponderExcluir
  84. Bom dia Dra Gisele, gostaria de uma orientação. Fui fiadora de um contrato de aluguel de 1 ano, e agora completa-se um ano. Gostaria de desligar-me dessa obrigação. Para isso eu envio uma notificação a imobiliária dizendo que não quero mais ser fiadora ? Como proceder diante disso?

    ResponderExcluir
  85. Bom dia Dra. Gisele!

    Minha dúvida é quanto ser legítima a negativação do CPF de um credor por falta de pagamento de multa por rescisão contratual previsto em clausula do contrato de prestação de serviço. O cliente manteve em dia as mensalidades, mas informou da desistência dos serviços prestados, tempo mínimo do contrato é de 12 meses, desistiu com 03 meses. Posso cobrar essa multa e se ele não pagar negativar seu CPF?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  86. Dª Gisele,comprei um ap ha 2 anos o mesmo esta alugado a mesma pessoa desde então, porém em fevereiro deste ano a mesma pediu para que não tivesse contrato, visto que estava aguardando ser chamada em outra cidade para trabalhar, porém neste meio tempo descobri que estava gravida e solicitei que inicio de junho se caso ela ainda estivesse aqui necessitaria do meu ap,agora a mesma esta querendo prorrogar ate final de junho, ela pode exigir isso ou não?

    ResponderExcluir
  87. ola Dra, por engano, paguei a tx de condominio do mes 06, deixando p traz o mes 05. Agora com um mes apenas de atraso mandaram para o judicial. Disse a operadora que faz as cobranças q isso ja havia sido decidido em assembleia. Disseram tbm q enviaram carta e email mas, não vi essa carta e nem li o email por estar sem internet. eles podem fazer isso?

    ResponderExcluir